Palitos de mandioca assada

A mandioca é um dos alimentos mais versáteis que conheço.  Ela é rica em fibras e carboidratos.  São muitos os termos para designar a mandioca,  dependendo da região encontramos a vários nomes como: macaxeira, aipim, castelinha… Neste post vou preparar os famosos palitos de mandioca , só que feito de modo mais saudável, ou melhor, assado. Sua textura fica sequinha, crocante e muito mais saudável do que frito. São perfeitos para servir como aperitivo ou como um acompanhamento.

Confira a receita :

 

Ingredientes

 

  • 1kg de mandioca descascada
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres sopa de azeite

 

Corte as mandiocas no formato de palito. Depois coloque em uma panela grande e cubra com água e uma pitada de sal. Deixe cozinhar até que a mandioca fique macia.

Escorra a água e transfira para uma travessa ou assadeira. Tempere com pimenta do reino, azeite e se necessário acrescente mais sal. Leve ao forno preaquecido a 200°C  e deixe por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Vire os palitos na metade do tempo para que dourem por ambos os lados.

Rendimento 4 porções

 

Dika da Naka

  • Se preferir pode cozinhar a mandioca na panela de pressão. Assim que a panela apitar conte 5-8 minutos e retire do fogo. Espere esfriar para abrir a panela.