Massa fresca caseira

Não tem coisa melhor do que uma massa fresca feita no maior carinho de forma artesanal do tipo bem caseirinha. E, além disso, com ingredientes super básico que encontramos com facilidade em casa. Isso mesmo não está acreditando? Com pouquíssimos ingredientes e hiper econômico  é possível fazer o autentico “macarrão da mama”. Vai ser difícil resistir a  esta delicia!!! É uma massa tão fácil e versátil que com uma única receita pode servir de base para diversas preparações como: o tradicional macarrão, lasanha, rondelle, ravióli, e muitos outros… Veja a receita e observe todas as dicas.

 

 

 

 

 

Ingredientes da massa

  • 300 g farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 colher chá sal

Em uma vasilha coloque a farinha e o sal. Faça uma cova e no centro acrescente os ovos. Mexa com um garfo de modo que agregue toda farinha. Quando a massa estiver mais consistente, sove com as mãos cerca de 5 a 10 minutos. Deixe a massa descansar embrulhada em um filme plástico por 30 minutos para facilitar abrir a massa. Abra a massa em um cilindro iniciando pela espessura maior para a menor espessura. Se não tiver cilindro abra com auxilio de um rolo de massa até a espessura desejada. Depois enrole a massa como um rocambole e corte em tiras na largura que desejar. Eu gosto desse jeito mais rústico, então cortei na mão mesmo. Agora, se tiver o cilindro conforme citei acima é só acoplar os
cortadores que desejar. Em seguida, deixe a massa secar por 15 minutos. Em uma panela acrescente água temperada com sal e óleo para cozinhar a massa. Fique atento, pois a massa fresca cozinha muito rápido.  Assim que a massa estiver “Al dente” escorra a água e acrescente o molho de sua preferência. Rende 3 porções.

É só servir. Bom apetite!!!

Dika da Naka

  •  Para o cozimento da massa use sempre esta proporção  1 litro de água fervente para cada 100 g de
    massa.
  • Para cada pessoa calcule 100g de farinha, 1 ovo e 1 pitada de sal. Para mais porções é só dobrar esta quantidade.
  • Se quiser uma sugestão de molho é só clicar em molho de tomate caseiro.

Salvar