Como esterilizar garrafas e potes de vidro para armazenamento de alimentos

 Reutilizar potes e garrafas já virou tendência além de ser ecologicamente correto. Este hábito vem desde os ensinamentos de minha avó. Além de ficar uma graça são práticos e se bem esterilizados conservam muito bem o alimento. Guardo quase de tudo em potes, como: geleias, temperos, molho de tomate, misturas para bebida quente, licor e muito mais, as possibilidades são muitas. Sem contar que são
lindos como decoração e um charme para presentear os amigos.  Uma opção super bacana é comprar estes recipientes de vidro em lojas especializada em utensílios de cozinha. Ou melhor dizendo, aquelas lojinhas que vendem de tudo. As famosas e antigas lojas de 1,99. Lá chego a comprar dezenas de potes e com precinhos super em conta.   Para que seu alimento permaneça bem conservado e evitando que o produto deteriore com facilidade. Siga todos os passos e métodos para esterilizar os vidros, pois
não basta apenas lavar os vidros com água e detergente é preciso ter alguns cuidados a mais, conforme segue:

  • Lave bem os vidros com detergente e água quente.
  •  Em uma panela grande e funda acomode os vidros, complete com água até cobrir completamente. Ferva por 20 minutos.  Para as tampas faça do mesmo modo, porém pode deixar por menos tempo 5 minutos é o suficiente.
  •  Com auxilio de um pegador, retire os potes e tampas. Deixe-os escorrendo em um pano bem limpinho ou em papel toalha. Deixe-os secar naturalmente. Importante, não seque os vidros com o pano.


Fonte da imagem: http://www.wheatonbrasil.com.br/c/embalagens%20de%20vidro/especialidades/Potes/

  • Se o alimento que for armazenar for frio, apenas deixe o vidro secar bem e esfriar para guardá-los. Para o armazenamento de alimentos quentes como geleia, doce em calda preencha o pote com o alimento ainda quente, deixando 1 centímetro de espaço entre a borda e tampe.
  •  Volte o pote de vidro preenchido com o doce e tampado em uma panela grande, coberta com água ferva por mais 15 minutos. Com cuidado retire os potes da água e deixe esfriar. É possível observar que a tampa irá descer um pouco, isso é sinal que o pote foi bem selado. Cuidado para não colocar o vidro ainda quente diretamente sobre a pedra, pois, poderá quebrar com o choque térmico.
  • Lembre-se de sempre colocar o rótulo com a data de fabricação e a validade.


Fonte da imagem: http://epuroevidro.com.br/blog/dia-mundial-de-combate-ao-cancer-o-vidro-como-aliado

Fonte da imagem: http://www.ecosystemrs.com.br/dicas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

tags: Dicas