Camarão na moranga

Camarão na moranga é um prato típico da culinária litorânea brasileira. É um prato sofisticado e  elegante. Olhando assim parece complicado em fazer. Poço lhe afirmar que não é. Depois que aprendi a cozinhar a moranga no micro-ondas, ficou mais fácil ainda. E bem mais rápido o preparo. Agora, se quiser fazer do modo tradicional no forno está valendo também. Só acho que demora um pouco mais. Rrsrsrsrs….  Não deixe de preparar este delicioso prato e torne o seu almoço ainda mais especial.

Confira a receita:

Ingredientes



1 moranga média 500g de camarão limpo
Limão a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
2 colheres sopa de  óleo ou azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
2 tomates picados sem pele e sem semente
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 caixa de creme de leite
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher soa de salsinha picada
1 colher sopa de cebolinha picada
1 copo de requeijão cremoso
½ xícara chá de queijo parmesão ralado

Cozimento da moranga no micro-ondas

Retire a tampa e as sementes da moranga. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Forre o prato giratório do micro-ondas com papel toalha e acomode a moranga com a parte aberta para baixo por aproximadamente  20 minutos  em potência alta.  Lembrando de verificar a textura da moranga durante
o processo de cozimento, pois, o tempo vai depender do tamanho da sua moranga. Retire do  micro-ondas , besunte com o requeijão cremoso em todo o seu interior e reserve.

Preparo do recheio

Tempere os camarões com  gotas de limão e pimenta do reino a gosto. Reserve. Em uma panela grande aqueça o óleo ou o azeite e frite a cebola picada e o alho amassado. Em seguida acrescente os camarões já
temperado e refogue por cerca de 10 minutos ou até que os camarões mudem de cor e fiquem macios. Depois adicione os tomates sem pele e sem sementes picadas, a farinha de trigo dissolvida no leite de coco, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe por alguns minutos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, a salsinha e a cebolinha picada. Misture e derrame o recheio dentro da moranga. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve para gratinar.  Sirva em seguida acompanhada de arroz branco e uma salada verde.

Rendimento: 4 porções.


Dika da Naka

  • Experimente substituir os camarões por frango. Fica uma delícia!
  • Se quiser cozinhar a moranga no forno convencional é só retirar a tampa e as sementes da moranga, embrulhar em papel alumínio e levar ao forno médio a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Salvar