As marmitas já viraram uma rotina aqui em casa e tem facilitado muito a nossa vida corrida. Com elas consigo ter uma alimentação saudável e equilibrada, sem contar com a praticidade de sempre ter a marmita ali prontinha na hora de fazer a refeição. Mas por onde começar? Neste post vou te dar dicas de como montar e organizar as marmitas de um jeito bem prático.
- Planejamento: Para começar a preparar as marmitas é preciso ter um planejamento e fazer as contas de quantas pessoas tem na casa, quantas refeições vocês vão fazer, quantas marmitas vai precisar ser feita e para quantos dias vai querer as marmitas.
- Cardápio: Eu gosto de um cardápio bem variado e colorido. Seguindo o nosso cardápio bem brasileiro, todas as marmitas têm que ter arroz, feijão, uma proteína e legumes à vontade. Estipule pelo menos três misturas diferentes para ter uma marmita variada. Esse cardápio montei conforme a minha família consome. Faça do mesmo modo, isso é importante você colocar como objetivo.
- Monte com Antecipação: Você vai precisar tirar um tempo para preparar todas as marmitas. Eu gasto em média cerca de 4 horas sempre que vou preparar as marmitas.
- Organização: Separe todos os ingredientes de uma vez para higienizar e picar e faça os temperos que vai usar em todos os preparos. Depois, comece os preparos mais longos que vão demorar mais tempo para ficar prontos como por exemplo: Cozinhar o feijão que já deixei de molho um dia antes, a carne na panela de pressão e a sopa.
- Escolha o armazenamento: Para armazenar a comida eu uso as marmitas de plástico com a capacidade de 500ml. Tem de vários outros tamanhos e é reutilizável. Você pode armazenar em qualquer outro recipiente de vidro, ou qualquer outro desde que tenha tampa, possa ir ao micro-ondas e ao freezer e que seja livre de BPA. O BPA, também conhecido por Bisfenol A, é um composto químico que serve de matéria-prima para a produção de diversos tipos de plásticos, o que pode nos causar várias doenças.
- Montagem: Depois de preparar toda a comida o alimento tem que estar bem frio para a montagem das marmitas. Se o alimento estiver quente ou morno, vai criar umidade e pode comprometer a validade / conservação, sem contar que vai ficar aguada quando esquentar.
- Porcione na hora de montar, coloque a quantidade de comida ideal para cada refeição e o que cada um consome e evite desperdícios. Leve sempre em consideração a dieta que você vai fazer, o jeito e a quantidade que cada um gosta de comer.
- Descongele corretamente: As marmitas nunca devem ser descongeladas em temperatura ambiente, pois corre o risco de contaminação. A forma mais segura é descongelar sempre dentro da geladeira tirando do congelador na noite anterior e deixando-as descongelar dentro da geladeira. Caso seja necessário um descongelamento rápido pode-se utilizar o micro-ondas. Uma vez a marmita descongelada não pode ser congelada novamente.
- Fique atento a validade: É interessante etiquetar cada marmita com a data em que aquele alimento foi preparado, desta forma, se torna mais fácil manter o controle da validade de cada marmita.
Dika da Naka
- As marmitas armazenadas na geladeira têm a validade de 5 dias.
- As marmitas congeladas têm a validade de 30 dias.
- Cozimento: Os vegetais e os legumes devem ser cozidos por menos tempo, se cozinhar no ponto certo, eles podem ficar moles e até desmanchar na hora de esquentar. Então retire do fogo assim que ficarem al dente.
- Reaproveitamento: No processador coloque os talos do brócolis e triture bem. Depois acrescente no preparo do arroz, na sopa… A ideia é aproveitar tudo e ter o mínimo de desperdício de comida.
- Peso da marmita: 60g de feijão, 70g de arroz, 80g de proteína e legumes à vontade. No final cada marmita ficou pesando cerca de 300 / 320g cada.
Deixe um comentário