Nada melhor do que passear e conhecer novos lugares. E assim foi a visita do Dika da Naka à Fazenda do Chocolate na cidade de Itu, interior do Estado de São Paulo. Aproveitei o feriado do dia 12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças para levar as minhas crianças para conhecer esta tão falada Fazenda do chocolate. Dá para imaginar, uma fazenda do chocolate? O nome já aguça a curiosidade e o paladar!!!

A Fazenda da Serra, mais conhecida atualmente como a fazenda do chocolate, foi uma das principais fazendas produtoras de café aqui na região e a mais de trinta anos tem sido um dos roteiros turísticos mais visitados. Tudo começou em 1983 com a Dona Célia uma apaixonada pela arte do chocolate, que começou fazendo chocolates no primeiro momento  para presentear os amigos , e o sucesso foi tanto,  que foram aos poucos surgindo pessoas interessadas em comprar. E assim surgiu a fábrica artesanal de chocolates.

Além dos deliciosos chocolates artesanais, a Fazenda do Chocolate oferece vários outros atrativos  e diversão para o dia todo!!!

Logo que chegamos fizemos o passeio à casa do compadre Timóteo. Este simpático caipira, nos levou a uma viagem ao passado mostrando toda a estrutura da fazenda,  a construção em estilo caipira preservada do século 17, a senzala de mais de 350 anos que hoje funciona a loja da fazenda,

a capelinha de São Roque  construída em 1925.

E para completar um delicioso café fresquinho na  casa do caipira.

Assim que terminou o passeio do compadre Timóteo. Já dava para sentir o aroma gostoso de comida fresquinha vindo da cozinha do restaurante da Fazenda. E como não podia deixar de ser, eu estava lá para conferir e contar “tudinho” aqui no blog.

A variedade de comida é enorme e tem pratos  para todos os gostos.

Toda a comida servida na Fazenda é feita e preparada com muito carinho no fogão à lenha. O espaço do restaurante é enorme e conta com 3 ambientes , por aí já dá para notar que  tem acomodações  para todos ficarem bem a vontade e degustar com toda a calma e sossego sem se preocupar em ter que desocupar o lugar e ainda,  música ao vivo muito agradável.   Além da comida super saborosa e caseira tem uma mesa de doces caseiros que é uma verdadeira tentação aos olhos.

Depois de um breve descanso, já estávamos prontos para conhecer e visitar as lojas da fazenda. É muita variedade, são produtos artesanais, vinhos, queijos, doces caseiros, geleias, compota, pães fresquinhos, ovos caipira, tapeçaria, redes…  Gente é impossível voltar para a casa “de mãos vazias”!!!

Outro destaque da fazenda é o belíssimo aquário de água salgada. A diversidade de corais e peixes é impressionante.

Com as energias já recarregadas e prontos para mais um passeio, fomos fazer o roteiro do chocolate em companhia da divertida Marilin que nos contou tudo como é feito o chocolate desde o plantio até o preparo.

Andamos por uma trilha e quando menos esperávamos uma “surpresa” uma plantação de cacau, ou melhor, uma estufa preparada, pois esta região de Itu o solo e o clima não são propícios para a plantação de cacau. Então todo o cacau necessário para a produção dos chocolates da fazenda vem da cidade de Ilhéus na Bahia.

Tem até uma réplica de barcaça onde as sementes de cacau secam para depois se transformarem em chocolate. Depois desta caminhada a melhor parte, rumo ao laboratório para acompanhar o preparo do chocolate. E para completar degustação de chocolate no final do passeio. O encantamento foi tanto que não só as crianças como os adultos também se lambuzaram de chocolates!!! Rsrsrsrs….

É claro que depois desta delícia de degustação de chocolate fui direto para a loja de chocolates da fazenda, particularmente o lugar mais saboroso da fazenda!!!  Logo na entrada da loja, o aroma intenso de chocolate é de dar “água na boca”!!!

São tantas as variedades de chocolates que dá vontade de trazer todos para casa. São chocolates de vários sabores e formatos, trufas, bombons com licores, tabletes de chocolate 70% …  Hummm… Um verdadeiro paraíso de gostosuras!!!

Para recarregar mais energia uma deliciosa lanchonete com um cardápio bem diversificado, com refrescos , salgados,  sorvetes e sobremesas…  E para completar com uma vista linda para o lago.

E para garantir ainda mais a diversão, o  playground, o contato com a natureza e com os animais da fazenda  tornam o dia ainda mais especial.

Um lago com peixes e patos carinhosamente alimentados pelos visitantes deixam as crianças encantadas. O Edu meu filho, ficou tão empolgado que queria alimentar todos os animais da fazenda.  Rsrsrrs…. Outros destaques ficam por conta de diversos animais que convivem soltos a meio dos visitantes como: os pavões, galinhas, galos e coelhos…

E acreditem tem até Ilhamas no mini zoológico.   Agora o que o Edu mais gostou foi o passeio com o pônei.  Foi tão inesquecível que ele se lembra deste momento até hoje.

A sensação de caminhar pela fazenda sem preocupações e correria do dia a dia é indescritível! São momentos assim como estes felizes que carregamos em nossa memória afetiva. Eu e minha família amamos tanto este passeio, que só posso dizer uma coisa: eu super recomendo!!!

Veja abaixo todas as informações necessárias da Fazenda do Chocolate:

• Além das visitas familiares que não precisam fazer agendamentos prévios a Fazenda  do Chocolate também atende  visitas de grupos de terceira idade, escolas aí neste caso o agendamento é necessário.
  • A Fazenda do Chocolate é aberta todos os dias das 08:30h às 17:45h.