Maçã do Amor são doces lindos e delicados que fazem o maior sucesso nas festas. Dessa inspiração surgiu a ideia de fazer os Brigadeiros de Maçã do Amor. Além de fofos e deliciosos, eles ficaram divertidos e românticos, perfeito para as festas juninas e dia dos namorados.
Ingredientes
- 1 caixa de leite condensado (395g)
- 1 colher (sopa) de manteiga(20g)
- 2 colheres (sopa) de creme de leite (30g)
- 50g de chocolate branco
- 1 maçã ralada
Calda
- 2 xícaras (chá) de açúcar refinado (360g)
- ½ xícara (chá) de água (120ml)
- 4 colheres (sopa) de vinagre branco (60ml)
- 1 colher (chá) de corante em pó vermelho bordô (5ml)
Modo do Preparo
Brigadeiro
- Descasque a maçã e rale no ralo fino. Reserve.
- Na panela coloque o leite condensado, a maçã ralada, a manteiga, o chocolate branco e o creme de leite.
- Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até descolar do fundo da panela.
- Retire do fogo, transfira para um prato, cubra com um plástico em contato e deixe esfriar.
- Para modelar, unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros no tamanho de 20g cada.
- Espete um palito no centro de cada brigadeiro e reserve.
Calda
- Em uma panela fora do fogo, adicione o açúcar, a água e o vinagre. Misture com cuidado para não sujar as laterais da panela, pois é isso que faz a calda açucarar.
- Leve ao fogo baixo, e não mexa mais até a calda atingir a temperatura de 145°C e ficar na cor amarelada, tipo guaraná está no ponto.
- Para ter certeza que o ponto está correto, é só jogar uma pequena porção de calda em um copo com água, se ao pegar a calda ela não se desmanchar e estiver na textura de bala dura, ou seja, quando jogar no copo vazio fizer um barulho de “quebrar”, neste momento a calda está pronta.
- Retire a calda do fogo, junte o corante em pó e misture até que se dissolva por completo.
Montagem
- Deixe a calda descansar por alguns segundos para que não forme bolhas de ar.
- Com a calda ainda quente, passe o brigadeiro um a um, deixe escorrer e acomode-os em uma forma forrada com tapete de silicone ou untada com manteiga, até secar.
- Faça do mesmo modo com o restando dos brigadeiros.
- Se durante o processo a calda endurecer é só voltar ao fogo baixo e aquecer até a calda derreter. Depois que a cobertura estiver seca, decore os palitos com laços, adesivos, fitas …, enfim, decore como quiser, use a sua criatividade.
Rendimento: 20 unidades.
Dika da Naka
- Validade: 5 dias armazenado em local fresco e arejado.
- Se quiser embale os docinhos individualmente em papel celofane e amarre com fitinha de cetim. Isso vai ajudar na conservação do docinho quando exposto à mesa ou ambiente.
- O vinagre é um ingrediente importante na preparação da calda, pois tem a função de manter a casquinha crocante, resistente a umidade e sem aquele aspecto de melado. Não se preocupe com o sabor, ele some completamente depois de a calda preparada. Se quiser substituir o vinagre por cremor de tártaro é só colocar 1 colher chá. Particularmente acho que não há necessidade, não é um produto que temos com facilidade em nossa cozinha. Por sinal, o vinagre faz bem esta função.
- Na minha cidade, não encontrei o palito de sorvete no tamanho pequeno, então cortei uns 2 cm de cada um. O tamanho do palito é importante, pois se o palito for muito grande, com o peso vai entortar os docinhos. Esteticamente não vai ficar muito bonito.
- Esta receita de calda é a mesma usada para banhar maçãs do amor. Se tiver algumas maçãs “dando sopa”, banhe-as nesta calda e deixem secar. O procedimento é igual. Único detalhe a ter cuidado é em lavar bem as maçãs e secá-las com papel absorvente antes de banhar.
- Se não encontrar essência de maçã, substitua por essência de morango. Fica gostoso também.
- Se você faz quitutes para vender, esta pode ser mais uma opção. Experimente colocar os brigadeiros de maçã do amor em caixinhas. É uma ótima ideia para o dia dos namorados. Seus clientes vão adorar, pode acreditar!!!
Deixe um comentário